domingo, 6 de junho de 2010

Trilho dos Miradouros

Participantes: Magu, Jane, Sakanito, Sol, Carlota.

Data: 3 de Junho de 2010

Distância: 13 kms percorridos


Destaques: O Trilho dos Miradouros é um percurso pedestre de pequena rota de âmbito ecológico e paisagístico com uma extensão de aproximadamente 9 km.
O tempo necessário para o percorrer é cerca de 5 horas.
O grau de dificuldade atribuído é de médio a elevado devido aos relevos bastante acidentados, em áreas de crista e de planalto, às vertentes íngremes e vales apertados.

O seu traçado localiza-se quase exclusivamente na encosta oeste do vale do Rio Gerês. Os seus limites mais extremos, a Este e a Oeste, são respectivamente a vila das Caldas do Gerês, as áreas de planalto situadas em Lamas e as curvas de S. Bento.


No Trilho dos Miradouros passa-se muitos dos 'cabeços de granito'  (os miradouros da serra do Gerês) destacando-se a Fraga Negra, a Boneca, os Mirantes Velho e Novo e o Penedo da Freira. Desses locais vislumbra-se um horizonte paisagístico de inigualável beleza natural.

"Há sítios do mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles. Acumularam-se e harmonizaram-se aqui tais forças e contrastes, tão variados elementos de beleza e de expressão, que o resultado lembra-me sempre uma espécie de genialidade da natureza".
Gerez, 6 de Agosto de 1955
Miguel Torga, Diário VII



 
The Belvederes'Trail is a pedestrian trail of small route of landscape and ecological ambits. It extends for 9 km. Its outline is located, exclusively, on the west slope of the Gerês River´s Valley.
At this trail you may visit a lot of "granite's hillocks" and the belvederes of the Gerês´Mountains.

Sem comentários:

Enviar um comentário