quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caminho do Xisto de Álvaro: PR2 Nos meandros do Zêzere + PR1 Mui Nobre Villa

Vista no caminho para Longra

Participantes: Carlota, Índia, Jane, Vil.
Data: 21 de fevereiro de 2012
Distância: 14 kms
Dificuldade: média baixa


Estes dois Caminhos do Xisto são percursos circulares com partida e chegada no miradouro sobre o Rio Zêzere junto à Igreja matriz de Álvaro (Igreja de S. Tiago). Juntos formam um trilho semelhante a um oito. Nós começamos pelo que leva a Gaspalha onde nos esperavam para mostrar o lagar de azeite.

Assim, por socalcos repletos de oliveiras saímos em direção a Gaspalha, continuamente acompanhadas pela beleza do Rio Zêzere.

Depois de passar junto à capela da Nossa Senhora da Consolação, já não falta muito para chegar à Gaspalha.
Depois da visita ao lagar de azeite (agradecemos a disponibilidade e simpatia da Comissão de Melhoramentos da Gaspalha - e o fabuloso licor de tangerina) iniciamos a nossa descida novamente em direcção ao Rio Zêzere.
Passamos junto à Praia Fluvial de Álvaro, onde almoçamos.

Álvaro está mesmo ali, falta apenas uma ligeira subida.

O Caminho do Xisto PR1 vai levar-nos pelas encostas junto da aldeia com passagem em Longra. Mas antes tivemos o privilégio de visitar a Igreja Matriz e a capela da Misericórdia, acompanhadas pelo Presidente da Junta e pelo Provedor da Santa Casa, respetivamente. Aqui fica o nosso agradecimento.

Logo de seguida, iniciamos o PR 1. Atenção para não perder o trilho: caminhando pelas ruas de Álvaro vamos em direção à Capela de S. António, mas antes desta devemos cortar à esquerda em direção à Capela de S. Sebastião.  
Depois de passarmos as Capelas de Sto. António e S. Sebastião, vamos descer por entre oliveiras para a Ribeira de Alvelos, na qual atravessamos a bela ponte romana ainda existente no local.

Mais à frente ainda são visíveis as ruínas de um conjunto de azenhas junto à ribeira. Subindo por entre pinheiros, eucaliptos e cerejeiras, vamos passar pelas ruínas da Capela de S. Pedro, seguindo em direção a Longra. É sempre a subir!

Outra Capela de Sto. António fica mesmo antes de chegar a Longra.
Paramos um pouco para degustar uns fabulosos pinhões...
Seguimos pela rua principal e conversamos com um dos poucos habitantes da aldeia.
Antes de iniciar a descida para Álvaro pudemos ver as colmeias tradicionais...em cortiça!!
A descida é por vezes sinuosa mas permite ter uma das mais belas vistas sobre a aldeia de Álvaro. Assim, ao descer para Álvaro, não se esqueça de olhar à sua volta.


Altimetria cedida pela Jane

Mapa cedido pela Jane

Sem comentários:

Enviar um comentário