sexta-feira, 8 de junho de 2012

Arouca: PR8 Rota do Ouro Negro - PR6 Caminho do Carteiro


Participantes: Jane, Carlota
Data: 07 de junho de 2012
Distância: 25 kms
Dificuldade: elevada


Percurso com início e fim em Fuste.
Este trilho percorre na íntegra o PR9, Trilho do Ouro Negro e o PR6, Caminho do Carteiro, 1,5 km da GR28 (saída da aldeia de Tebilhão) e na parte final antes de chegar a Fuste, percorre 2 kms do PR3 Caminhos do Sol Nascente. Informação mais detalhada destes trilhos no site da Câmara Municipal de Arouca, no link "turismo"; "percursos pedestres".
Iniciamos o trilho em Fuste e percorremos o PR8 até à aldeia de Rio de Frades (onde fizemos uma breve paragem para conversar com a D.Isaura, já nossa conhecida de outras passagens pelo lugar), nesta aldeia entramos no PR6 até à aldeia de Tebilhão. Neste troço do nosso trilho fizemos um desvio para visitar o túnel das minas de Rio de Frades, (convém levar lanterna devido aos buracos), este desvio não pertence ao trilho e fica localizado  à esquerda,  a  mais ou menos 400 metros da aldeia. No final do túnel aparece-nos o rio de Frades e à direita uma cascata. Aqui ainda tentamos descobrir um caminho que fizesse ligação ao nosso trilho, mas como não foi possível voltamos pelo mesmo caminho....
Na aldeia de Tebilhão entramos na GR28,apenas para percorrer  1,5 km, depois esta segue à esquerda e nós seguimos pela estrada na direcção da aldeia de Cando (sempre que foi possível abandonamos a estrada e atalhamos  pelo monte em corta mato).
Depois da aldeia de Cando tentamos evitar a estrada e seguimos pelo monte acima com o objetivo de apanhar um estradão que fica localizado atrás das eólicas, mas a altura do mato fez-nos voltar à estrada.
Nos últimos 2 kms do trilho, saímos do asfalto e cortamos à direita para um estradão pertencente ao PR3 que nos levou até Fuste.
É um trilho que vale a pena pois a  paisagem é magnífica, apesar dos 24,3 Km!!!
Carta Militar: 1/25 000 Folha 155
Texto da Jane
Percurso realizado: Fuste - Pedrógão - Ribeira Pena Amarela - Rio de Frades - Túnel das Minas - Vale das Cerdeiras - Cabreiros - Tebilhão - Cando - Fuste


Trilhos próximos dos PéLetras:
PR8 Rota do Ouro Negro; Trilho do Sol Nascente;  Trilho dos Incas






Sem comentários:

Enviar um comentário