domingo, 16 de dezembro de 2012

Arouca: PR5 Rota das Tormentas - Alto da Tormenta



Participantes: Carlota, Jane, Madu
Data: 15 de dezembro de 2012
Distância: 17 kms
Dificuldade: média alta

Percurso realizado: Silveiras - portela Malhada - Cortegaça - Meitriz - Janarde - Alto da Tormenta - Cortegaça - portela Malhada - Silveiras

O PR 5  "Rota das Tormentas", inicia-se junto à capela de Silveiras e está marcado nos dois sentidos sendo assim possível iniciá-lo em Janarde e fazer a ascensão até Silveiras.
Iniciamos o percurso em Silveiras descendo até à Ribeira de Silveiras por um caminho de aldeia. Depois de atravessar a ribeira é sempre a subir... até à portela Malhada com 646 metros de altitude.
 
O caminho prossegue pela curva de nível, não descendo nem subindo significativamente, até iniciar a descida acentuada para Cortegaça.
Durante este trajeto, a paisagem é deslumbrante: vales profundos que se encaminham para o vale do Paiva, encostas íngremes, a vista da Serra de Montemuro ao longe, a norte...
Em Cortegaça inicia-se uma pequena subida até à cumeada, onde existe um estradão à esquerda, sendo a estrada à direita asfaltada.  Seguindo à esquerda inicia-se a descida para Meitriz...
A descida até Meitriz é em zig-zag...
Chegados a Meitriz e depois de uma breve visita à aldeia seguimos pela estrada para Janarde...
Ao longe algumas nuvens ameaçavam chuva... eram horas de iniciar o regresso a Silveiras! 
Optamos por subir ao Alto da Tormenta e seguir em direção a Silveiras evitando a dupla passagem por parte do percurso.
A saída de Janarde é por uma calçada de pedra em escadaria quase em frente ao restaurado Largo da Igreja.
E quando o caminho vira à esquerda para retornar a Meitriz fomos pela direita, por um caminho cheio de pedra solta que inicia a subida para o Alto da Tormenta.
 
A subida faz-se por um caminho usado pelos madeireiros e que vem marcado na carta militar nº 155. A meio da subida o caminho faz uma curva de 180º e ao olhar para o quadrante sul é possível ver a aldeia de Silveiras onde iniciamos a caminhada. A partir daqui atingimos o Alto da Tormenta e seguimos até ao estradão que  tinhamos percorrido durante a manhã.
Já estamos próximos do desvio para Cortegaça. 
Para chegar a Silveiras é só (!!) continuar a subir... por vezes é mesmo um tormento!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário