terça-feira, 30 de julho de 2013

Esposende: Apúlia - Fão (Caminho de Santiago pela Costa) - PR2 Trilho da Natureza

Participantes: Jane, Carlota.
Data: 27 de julho de 2013
Distância: 15 kms
Dificuldade: fácil

Percurso realizado: Apúlia (Igreja) - Capela da Caridade - Parque Natural do Litoral Norte - Fão - Ponte D. Luís Filipe (Gandra/Fão) - (PR2) - Clube Náutico de Fão - Clube Náutico de Ofir - foz do Cávado e restinga de Ofir - praia de Ofir - Moinhos de vento de Apúlia - monumento ao Sargaceiro - Apúlia (Igreja)







Na margem esquerda do rio Cávado






Capela e Facho da Senhora da Bonança
O Facho da Senhora da Bonança é uma construção do séc. XVI, toda em cantaria, e que tinha como finalidade servir de ponto de referência à navegação, indicando alguns possíveis perigos, como rochedos ou ainda a entrada de um porto ou um ponto de paragem. Abandonado depois de 1834, devido ao surgimento de novas dunas entre esta construção e a costa, terá ainda servido de presídio, segundo alguns autores. 
A capela de Nossa Senhora da Bonança é um templo frequentado por pescadores e mareantes que aqui vêm pedir proteção para as suas viagens marítimas e para a faina da pesca. 


Ahhh, que cheirinho bom... E que tal uma pausa?! 




Praia de Apúlia

É sempre preciso!
Homenagem ao Sargaceiro em Apúlia

Em Apúlia, a tradição da apanha do sargaço permanece viva e o grupo dos sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia tem sido o guardião fiel dessa origem que se perde na memória dos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário